segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Podence


Podence é outra terra de Trás-os-Montes, no concelho de Macedo de Cavaleiros que também tem uma festa dos rapazes no Carnaval. Nestes dias os rapazes solteiros são reis e usam fatos feitos a partir de mantas antigas cobertas de franjas tricolores – vermelho, verde e amarelo – e têm a cara tapada por uma máscara de lata. Ora leiam lá a história do actual responsável pelos fatos dos (também) caretos de Podence:
João Paulo Alves é um homem na casa dos trinta a quem os rapazes de Podence recorrem anualmente para que lhes execute os seus fatos. Começou por observar o seu tio Albano, a fazer uma tira interminável de franjas, e quando a idade lhe deu o estatuto de careto, afoitou-se a fazer a sua. Saiu-se bem e considera que tem jeito e habilidade para desempenhar a tarefa convenientemente, continuando a usar as cores que sempre se usaram e a fazer os fatos para novos caretos. João Paulo alega que “eles não sabem por que ponta lhes hão-de pegar. Têm de ser pessoas de uma certa cultura para fazer”, diz ele, garantindo que o tio é o autor da maioria dos fatos que ainda circulam pela aldeia e que hoje, com mais de 80 anos, ainda continua a fazer.
João Paulo faz este trabalho de boa vontade, sem cobrar qualquer quantia por isso: “Eu digo-lhe assim: tens de trazer tantas meadas de lã, e uma manta e meia das colchas antigas, feitas nos teatres. Agora essas colchas já são difíceis de arranjar e ficam um bocado caras, por isso os rapazes já as compram aí nas feiras.” Os rapazes compram 14 a 16 meadas e trazem-lhas, dando-lhe a primazia da autoria do fato. (1)


Em 2005, os caretos de Podence apareceram num local inesperado: os Maria Folia participaram no Festival da Canção vestidos de caretos. Aqui estão eles...



(1) Teresa PERDIGÃO, Nuno CALVET, Tesouros do Artesanato Português, 2001

2 comentários:

Anónimo disse...

ai!como eu gosto destes bichos!


recibos (humpf)

A Bruxa das PAPs disse...

Continue, continue, que a alcunha ainda pega! Vai no bom caminho...
Beijinhos bruxentos