

Vamos começar pelo Carnaval de Ousilhão, no concelho de Vinhais. Nestes dias, os rapazes usam uns fatos predominantemente vermelhos, feitos de mantas enfeitadas com franjas. Trazem a cara escondida atrás de máscaras de madeira ou de metal. À cintura trazem barulhentos chocalhos que, na sua origem, pretendiam afastar os espíritos malignos, a doença e a má-sorte. Na rua, perseguem as raparigas e, apesar de alguns excessos, ninguém lhes recusa a entrada e toda a gente lhes oferece de comer... e de beber. O resultado vocês imaginam!
Mas os caretos – assim se chamam as máscaras – são portadores de protecção o que lhes garante toda a boa vontade das gentes da terra.

Na quarta-feira de Cinzas, os fatos mudam e os rapazes vestem-se de vermelho, com uns fatos mais simples, para se parecerem mais com diabos... Acompanhados pela figura da Morte percorrem as ruas da aldeia. Quando encontra alguém, a Morte obriga essa pessoa a prestar-lhe vassalagem.
Em 2005 o TEC levou à cena a peça de Natália Correia, Auto do Solstício de Inverno e os caretos de Vinhais vieram para o palco... e para a estreia, que foi bem animada!
9 comentários:
As cores são bonitas e tal... e gosto de ver as pessoas divertidas e tal... mas não gosto do carnaval!Em último caso... é bom ter três dias de férias! :)
A, a preguiça! É um pecado mortal que leva direitinho ao Inferno, sabiam?
Gostava de poder dar-me ao luxo de ceder a esse pecado mortal! Férias? Só mesmo por dizer que não há aulas!
Venha a preguiça!!! Afinal de contas mais cedo ou mais tarde vou parar ao inferno!
Espero que não!
So umas correcçao, nao é carnaval em ousilhao, mas sim Natal !!!
Amigo anónimo, a festa celebra-se nas duas ocasiões... pelo que ambos temos razão! Muito obrigada pelo seu comentário.
gostaria de informar que o conteudo deste blog esta errado,a informaçao aqui contida nao e real pois nao ha carnaval em ousilhao, e a tradiçao a que as imagens se referem e a festa dos rapazes (santo estevao) dias 25 e 26 de dezembro em ousilhão. É favor corrigir. Eu proprio sou um careto de ousilhao e e um insulto a nossa tradiçao ser descrita como uma tradiçao carnavalesca. peço a correçao desse pequeno erro com a maior brevidade.
Muito obrigada pela correcção. Lamento imenso tê-lo feito zangar, mas recolhi a informação em alguma bibliografia. De momento, só encontro esta referência, mas vou à procura do resto e depois lhe direi.
"Festas e comeres do Povo Português", Mª de Lourdes Modesto, Afonso Praça, Nuno Calvet
Está esclarecido o engano: não é em Ousilhão, é em Vinhais, Podence, Lazarim, Lagoa de Mira...
http://www.cafeportugal.net/pages/dossier_artigo.aspx?id=1666
Enviar um comentário