domingo, 3 de fevereiro de 2008

Carnaval em Ousilhão - Vinhais

Ora bem… o prometido é devido! Cá vem então a Bruxa falar de alguns carnavais menos conhecidos dos aprendizes da escola ali para os lados da Amoreira. Longe dos calores tropicais que, vindos do Brasil, parecem reinar sobre as festas de Entrudo que acontecem um pouco por esse país fora, algumas há que mantêm a sua ligação aos rigores do frio invernal. Não será surpreendente que vos diga que, na sua maior parte, esses carnavais friorentos acontecem lá para os lados de Trás-os-Montes. Pois é, imunes às influências estrangeiras, as gentes do Nordeste português continuam a pensar que “para trás do Marão, mandam os que cá estão” e celebram o Carnaval à sua maneira.
Vamos começar pelo Carnaval de Ousilhão, no concelho de Vinhais. Nestes dias, os rapazes usam uns fatos predominantemente vermelhos, feitos de mantas enfeitadas com franjas. Trazem a cara escondida atrás de máscaras de madeira ou de metal. À cintura trazem barulhentos chocalhos que, na sua origem, pretendiam afastar os espíritos malignos, a doença e a má-sorte. Na rua, perseguem as raparigas e, apesar de alguns excessos, ninguém lhes recusa a entrada e toda a gente lhes oferece de comer... e de beber. O resultado vocês imaginam!
Mas os caretos – assim se chamam as máscaras – são portadores de protecção o que lhes garante toda a boa vontade das gentes da terra.
Na quarta-feira de Cinzas, os fatos mudam e os rapazes vestem-se de vermelho, com uns fatos mais simples, para se parecerem mais com diabos... Acompanhados pela figura da Morte percorrem as ruas da aldeia. Quando encontra alguém, a Morte obriga essa pessoa a prestar-lhe vassalagem.
Em 2005 o TEC levou à cena a peça de Natália Correia, Auto do Solstício de Inverno e os caretos de Vinhais vieram para o palco... e para a estreia, que foi bem animada!

9 comentários:

Anónimo disse...

As cores são bonitas e tal... e gosto de ver as pessoas divertidas e tal... mas não gosto do carnaval!Em último caso... é bom ter três dias de férias! :)

A Bruxa das PAPs disse...

A, a preguiça! É um pecado mortal que leva direitinho ao Inferno, sabiam?

Anónimo disse...

Gostava de poder dar-me ao luxo de ceder a esse pecado mortal! Férias? Só mesmo por dizer que não há aulas!
Venha a preguiça!!! Afinal de contas mais cedo ou mais tarde vou parar ao inferno!

A Bruxa das PAPs disse...

Espero que não!

Anónimo disse...

So umas correcçao, nao é carnaval em ousilhao, mas sim Natal !!!

A Bruxa das PAPs disse...

Amigo anónimo, a festa celebra-se nas duas ocasiões... pelo que ambos temos razão! Muito obrigada pelo seu comentário.

Luis disse...

gostaria de informar que o conteudo deste blog esta errado,a informaçao aqui contida nao e real pois nao ha carnaval em ousilhao, e a tradiçao a que as imagens se referem e a festa dos rapazes (santo estevao) dias 25 e 26 de dezembro em ousilhão. É favor corrigir. Eu proprio sou um careto de ousilhao e e um insulto a nossa tradiçao ser descrita como uma tradiçao carnavalesca. peço a correçao desse pequeno erro com a maior brevidade.

A Bruxa das PAPs disse...

Muito obrigada pela correcção. Lamento imenso tê-lo feito zangar, mas recolhi a informação em alguma bibliografia. De momento, só encontro esta referência, mas vou à procura do resto e depois lhe direi.
"Festas e comeres do Povo Português", Mª de Lourdes Modesto, Afonso Praça, Nuno Calvet

A Bruxa das PAPs disse...

Está esclarecido o engano: não é em Ousilhão, é em Vinhais, Podence, Lazarim, Lagoa de Mira...

http://www.cafeportugal.net/pages/dossier_artigo.aspx?id=1666