terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Marisco literário...


Faz este ano 10 anos que José Cardoso Pires morreu. Sabem quem foi? Hmm... vocês já não são daqueles que têm de estudar O Delfim no programa de português? É pena...
Pois é, Cardoso Pires nasceu em São João do Peso, Vila de Rei (algum de vocês é "vizinho" dele?) e evio para Lisboa com os pais, estudar. Andou no Liceu Pedro Nunes, onde foi aluno de Rómulo de Carvalho. Sabem quem foi este professor? Também era poeta e escreveu poemas que, com toda a certeza, conhecem. Ora esforcem lá as meninges e digam-me quem foi.
Voltando a Cardoso Pires: escreveu uma obra vasta e há alguns títulos que vocês conhecem como, por exemplo, Balada da Praia dos Cães, que se passa, em grande parte, no Guincho e tem por base um crime célebre. José Fonseca fez o filme em 1987 e Raul Solnado tem nele um dos seus melhores trabalhos, diz quem sabe...
José Cardoso Pires era um escritor que revia e revia e revia os textos enquanto andava a escrever uma nova obra. O seu amigo e editor, Nelson de Matos, contou hoje na televisão que costumava dizer que "um dia, o Zé senta-se ao lado de um leitor e começa a emendar o livro por cima do ombro dele".
Cardoso Pires é escola em Loures







e na Amadora:

É biblioteca e é rua em Alcochete, Almada, Aveiro, Barreiro, Beja, Rio Tinto, Urgezes, Santa Iria de Azoia, Santo António dos Cavaleiros, Montemor-o-Novo, Porto Salvo, Oliveira do Hospital, Pinhal Novo, Arrentela, Sesimbra, Setúbel, Algueirão, Tavira e Trofa. Ufff!
Cardoso Pires é uma praceta em Alcabideche também. Aqui bem perto de nós. Quem é que vai até lá tirar uma fotografia para pôr aqui?

Vem isto tudo a propósito de um texto inédito, que há pouco se publicou e que já vai na segunda edição: O Lavagante. Está aqui.


A Bruxa não conhece o livro mas está cheia de curiosidade. Afinal não é todos os dias que se encontra um texto novo de um grande autor que já nos deixou!

2 comentários:

Anónimo disse...

"eles nao sabem que o sonho
é uma constante da vida
tao concreta e defenida
como outra coisa qualquer...."

antónio gedeoão....




joao farraia.

A Bruxa das PAPs disse...

UAU!!!!! PARABÉNS! CERTO!!!!!! Se estivesse tudo bem escrito merecia 23 numa escala de 0 a 20! É 'não', 'defInida', 'tão' e 'Gedeão'...
Viva o Farraia!