sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Livro... de António Pedro

pequeno tratado de encenação de António Pedro…

“«o teatro é um grande meio de civilização, mas não pode desenvolver-se onde a civilização não existe», dizia Almeida Garrett.” E começa assim o livro de António Pedro, o pequeno tratado de encenação.
Neste pequeno livro de fácil leitura, de 200 e poucas páginas, podemos encontrar assuntos bastante importantes para quem quer seguir uma carreira ligada ao teatro, tais como: fazer um ensaio de leitura, de marcação, de repetição, o que é a encenação, o texto, o actor, a cena, o cenário, etc, etc… E ainda existe um pequeno glossário de alguns termos e expressões usados nos palcos portugueses (alguns quase não se utilizam hoje em dia).
Este livro ensina também como fazer/anotar uma marcação quando um actor está em ensaios de marcação…
Mas o que se pretende com este pequeno livro, ao certo?
Em primeiro lugar, explicar a actividade do encenador, e como é «realizar uma encenação». Em segundo lugar, explicar o que é este ofício de encenador e dos instrumentos que tem para fazer um espectáculo…
É um livro importante para quem queira começar a praticar teatro e ainda por cima é português.
António Pedro neste livro escreve:
“[...] «Pedem-me para falar de teatro em Portugal. É , muito infelizmente, uma coisa que não há», mas deve ler-se: «vou falar de teatro, escrevendo um pequeno tratado de encenação. A encenação é a arte de fazer teatro. E, felizmente, parece que começa a haver quem queira realizá-lo em Portugal.»”


Pelo nosso correspondente Farraia.

13 comentários:

Anónimo disse...

Muito util, mas de dificil acesso. Não há em lugar nenhum
grrr

Anónimo disse...

mudei de nome
nao sou o McLucifer
sou o Monsieur Lucifer

A Bruxa das PAPs disse...

Uma dia, a Bruxa explica o conceito de B-I-B-L-I-O-T-E-C-A...

joaofarraia disse...

Adorei fazer este post, nunca tinha feito e ainda por cima descobri coisas interessantes sobre o teatro……aqui deixei a minha pequena homenagem ao António Pedro.

Anónimo disse...

Também me deu um trabalhão encontrar o livro. Consegui num alfarrabista, onde consta ter mais 2 exemplares, mas eu não digo onde é!AH!AH!AH!
Quem quiser o livro está TRAMAdo! :)

A Bruxa das PAPs disse...

Ena! Mas que despique por aqui vai...!
Ainda bem que o trabalho foi útil e interessante, a Bruxa fica muito contente!

Nuno Góis disse...

Por amor de Deus, não é assim tão díficil encontrar o livro.
Muito interessante em vários aspectos, mas muitíssimo desactualizado.

A Bruxa das PAPs disse...

Caro Nuno Góis, encenador Há 20 anos,
é com o maior prazer que o recebemos neste espaço e as suas visitas serão sempre bem vindas. (Gente, estamos a internacionalizar-nos! Já temos visitantes do exterior!) Mas deixe-me que lhe explique uma coisa: este espaço insere-se no trabalho de uma disciplina de História do Teatro, por estranho que isso lhe possa parecer, daí o interesse do livro do António Pedro. Não interessa que esteja desactualizado: todos nós sabemos isso. O interesse para nós é o importante que foi a obra de António Pedro - e o "pequeno tratado" para a história de encenação em Portugal...
Volte sempre e colabore. Será excelente trocarmos ideias com alguém que tem experiência. Quer fazer-me um favor? Escreva-me uma página A4 sobre a forma como vê o seu papel de encenador e mande-ma para a Barca de Caronte. Eu publico aqui o seu texto e os nossos aprendizes podem ficar a saber como a ideia de encenador/encenação mudou. Vá lá, seja um nosso correspondente no Algarve...

Nuno Góis disse...

Não sabia que este espaço fazia parte de uma disciplina, mas acho isso muito interessante.
Qual e onde é o curso?
Posso escrever o texto que me pediu, mas juro que não tenho o minimo de pretensiosismo nem tenho assim tanta experiência -basta ver o meu perfil no meu blogue- para que o meu texto possa ser usado como exemplo, mas apenas como mais uma visão igual ou diferente de tantas outras, mas será com prazer que o farei se assim quiserem, e podem ter a certeza que a patir de agora virei cá mais vezes.

Quanto a António Pedro é claro que é uma figura incontornável no teatro português...

Um abraço e obrigado

A Bruxa das PAPs disse...

Gente! Acabámos de ganhar um correspondente algarvio!
Muito bem, Nuno Góis: ficamos à espera de um texto seu: uma página A4 a explicar como é que uma pessoa inicia/decide uma carreira de encenador em Portugal. Acha bem? Partilhe a sua experiência com os nossos aprendizes... Já viu o nosso Inferno, sabe o que é o nosso estilo.
Quem somos? A Escola Profissional de Teatro de Cascais. A cadeira é História do Teatro e o curso é Interpretação. Ou seja, formamos futuros actores. Por isso, acho que temos imensa coisa a partilhar. A Bruxa... dá aulas!
Volte sempre!

Anónimo disse...

Como futuros actores vamos apreciar muito a sua partilha. Desde já obrigada Nuno Góis.

Nuno Góis disse...

Estou no Algarve ,mas sou de Lisboa. E um dos trabalhos que estou a fazer com a A.C.T.A. é uma co-produção com a Companhia de Teatro de Almada, numa encenação de Joaquim Benite a um texto de José Saramago: "Que farei com este livro?", que vai estar em cena no teatro Nacional na primeira quinzena de Março.
Isto para dizer que posso escrever o texto que me pedem, mas se preferirem, terei muito gosto em ir à vossa escola no sentido de termos uma conversa mais directa na qual eu possa responder a tudo o que me queiram perguntar.
Isto gratuitamente e com muito prazer.
Fico a aguardar resposta.

Um abraço deste vosso colega

A Bruxa das PAPs disse...

Muito obrigada pela oferta, Nuno. Faça-me um favor: escreva-me pela ligação da Barca de Caronte nesta página para que eu fique com o seu endereço de mail. Muito obrigada