quarta-feira, 23 de abril de 2008

Vamos ler mais!



Hoje é Dia Mundial do Livro, da Leitura e dos Direitos de Autor que é celebrado em mais de 100 países. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes (m. 1616), Shakespeare (n. 1564 - m. 1616), Inca Garcilaso de la Vega (m. 1616) e Vladimir Nabokov (1870)*. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO). A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde 1996, o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo. Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro: este ano é Amsterdão que, durante um ano, será o ponto de referência dos amantes da leitura em todo o mundo.
Da página da RTP, a Bruxa retirou as informações que se seguem:

Durante a apresentação do programa, a directora de "Amsterdão, Capital Mundial do Livro", Lidy Klein Gunnewiek, afirmou em conferência de imprensa que a cidade dos canais "tem sido desde sempre uma cidade de liberdade de expressão", procurada por autores para publicarem os seus livros porque o não podem fazer no seu próprio país.
O título de "Capital Mundial do Livro", concedido com a duração de um ano pela UNESCO, "oferece a Amsterdão uma oportunidade única para consolidar a sua reputação como lugar de refúgio para a palavra livre", assinala a organização.
Segundo Gunnewiek, o lema do evento -"Um livro aberto, uma mente aberta" - traduzir-se-á, não apenas na atenção pelos livros, como também na importância da leitura e da escrita.
A organização escolheu o filósofo do século XVII Espinoza, Anne Frank e a escritora de livros para crianças Annie M.G. Schmidt como ícones do mundo das Letras para esta celebração.
Os três autores, especialmente ligados à cidade, defenderam, "à sua maneira", a liberdade de expressão, observou Gunnewiek.

Continuando a procurar, a Bruxa descobriu mais umas curiosidades. Ora aqui ficam elas:
Em Espanha, é entregue o prémio Cervantes ao poeta argentino Juan Gelman.
Em Lisboa inaugura-se no Palácio da Ajuda uma exposição sobre a vida e obra de José Saramago que afirmou ser "um presente que oferece à sua cidade". "Há que voltar a escrever bem", diz ele...
Mas um livro é um conjunto de ideias reunidas num objecto. Algum de vocês já parou para pensar como se faz esse objecto? Ora vão aqui e aprendam qualquer coisinha...

Uma nota solidária: se forem aqui e clicarem, estarão a oferecer um livro a uma criança desfavorecida.
A Bruxa promete para mais logo a publicação da mensagem do Director-Geral da UNESCO. Agora tem de ir fazer ginástica!
*Neste caso, as opiniões dividem-se: há quem afirme que ele nasceu a 22 de Abril. Mas já repararam que os outros morreram todos no mesmo dia do mesmo ano? Mas que avalancha!

Sem comentários: