segunda-feira, 14 de abril de 2008

Mirita Casimiro

De seu nome respectivo Maria Zulmira Casimiro de Almeida, foi uma actriz portuguesa (Viseu, 10 de Outubro de 1914 - Cascais, 25 de Março de 1970).
Na sua origem, a família estava ligada à tauromaquia (tourada): o seu pai era o cavaleiro José Casimiro e os dois irmãos seguiram-lhe os passos.
A estreia de Mirita Casimiro aconteceu em Lisboa com a revista Viva a Folia no Teatro Maria Vitória.
Em Lisboa cantava canções tradicionais da Beira Alta envergando trajes típicos e mostrando a pronúncia de Viseu, de onde era natural.

Mirita Casimiro estreia-se no cinema sob a direcção de Leitão de Barros -Maria Papoila (1937), é «um retrato admirável da oposição do mundo rural [...] em grande parte devido à genial criação de Mirita Casimiro» (citação de João Bénard da Costa no livro Histórias do Cinema, 1991).
Mirita Casimiro casou-se com Vasco Santana no ano de 1941, formando com ele uma dupla de grande sucesso. Depois de uma separação complicada do actor, vai para o Brasil onde não obtém grande sucesso.
Após alguns anos, em 1964, regressa a Portugal e, em 1965 integra o elenco do Teatro Experimental de Cascais, numa atitude que, de início não foi muito bem compreendida. No entanto, afastando-se do teatro mais popular, interpreta sob a direcção de Carlos Avilez a peça de García Lorca A Casa de Bernarda Alba (20 de Janeiro de 1966) numa surpreendente manifestação de talento dramático. Seguidamente, interpreta, num registo mais cómico, A Maluquinha de Arroios (1966) de André Brun e O Comissário de Polícia (1968) de Gervásio Lobato. Os vários espectáculos que fez com o TEC mostraram novas facetas de uma actriz que se revelou de grande qualidade em todas elas. Voltou ainda a fazer teatro mais popular mas a sua carreira não voltou a atingir o êxito de outrora.
Em 1968, sofre um grave acidente de viação no Porto. Impossibilitada de voltar aos palcos, morre aos 56 anos, no dia 25 de Março de 1970, na sua residência em Cascais e nessa vila foi atribuído o seu nome ao Teatro Municipal Mirita Casimiro.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Mirita_Casimiro

Http://baroesdaseviseu.blogspot.com/2007_02_01_archive.html

Da nossa correspondente Margarida.

E aqui fica uma fotografia desses dois fantásticos actores: Vasco Santana e Mirita Casimiro...

2 comentários:

Anónimo disse...

gostei muito de fazer este trabalho...é um exemplo que admiro, uma influencia que tento seguir...beijo...


Margarida

A Bruxa das PAPs disse...

Ainda bem que valeu a pena...
NOTA: é influÊncia...