quarta-feira, 16 de abril de 2008

Dia Mundial da Voz

Ora, bom dia a todos!


Se forem ver ao que ficou escrito neste espaço no dia 10 de Abril verificarão que vos disse que hoje, dia 16, se celebrava o Dia Mundial da Voz. Pois é! Cá está ele...
Uma curiosidade: este dia foi criado por proposta e muita insistência de um português, que o propôs à OMS. Foi o Professor Mário Andrea, presidente do Departamento de Otorrinolaringologia, Voz e Perturbações da Comunicação do Hospital de Santa Maria / Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Dado que estão em tempo de grande esforço físico ligado à voz, nunca será demasiado renovar os avisos quanto aos cuidados a ter com esse instrumento que tanta falta vos faz.

Por isso, façam lá o extremado favor de, pelo menos hoje, beberem muita água, não fumarem e... não gritarem ou esforçarem mal a vossa voz!
Vocês estão na idade em que pensam que são invencíveis. Triste verdade: não são! E se há coisa que se ressinta dos esforços em excesso é a voz. O que me leva ao conselho final: tentem descansar o que puderem, dormirem um número de horas satisfatório. Pelo menos, em tempos de grande trabalho. A vossa voz agradece.

Sem comentários: