terça-feira, 8 de abril de 2008

Dias Mundiais - mais um

Há causas que, por uma razão ou por outra, a Bruxa abraça com energia. Esta é uma delas. Para quem não sabe, hoje comemora-se o Dia Mundial da Luta contra o Cancro. Podem ler aqui.
Eu sei que vocês são novinhos e que esta realidade está - graças a Deus, na maior parte dos casos - longe das vossas experiências. Mas nunca é cedo de mais para começar a dar cabo dos fantasmas. A verdade é que o maior amigo do cancro é o medo. Se tivermos medo de ter cancro e, por isso, não tomarmos as devidas precauções no tempo certo, a verdade é que o cancro mata e ganha. NÃO PODE SER!
Já hoje a Bruxa ouviu um ex-doente dizer que "um diagnóstico de cancro não é uma sentença de morte". A Bruxa pode garantir-vos que é verdade. Uma das coisas boas de viver nestes tempos que vão correndo é que os avanços da ciência são imensos e rápidos: cada vez mais há mais gente a dizer que FOI doente ou TEVE um cancro. O passado é cada vez mais longo e as histórias de doença vão fugindo lá bem para o fundo das consciências.

Mas para que isto assim seja é preciso não ter medo, não inventar fantasmas e seguir as orientações que a classe médica está sempre disposta a dar: prevenção, prevenção, prevenção.

Por isso, aprendizes, aqui fica o aviso. E aqui ficam mais informações que vos podem vir a ser úteis: a vocês e aos que vos rodeiam...

Sem comentários: