quinta-feira, 10 de abril de 2008

Antecipadamente: O vosso instrumento...

Hoje é a vez da voz. O próximo dia 16 de Abril é o dia escolhido para pensarmos um pouco nesse instrumento que tanta falta nos faz a todos.
Mas como, este ano, em Portugal, se decidiu fazer a festa da voz um pouco mais cedo, aqui fica a informação. Se quiserem, podem participar. Quem sabe, aprendem alguma coisa!
A nossa voz é fundamental para nós todos: para os aprendizes, porque querem ir para palco, para a Bruxa porque tem de se fazer ouvir, ali para os lados da Amoreira. Como vocês pouco cuidado têm com a voz, aqui ficam alguns conselhos que a Mestra das Laringes deu aos aprendizes de 2006.
- Não ir à praia às horas do calor – o sol em excesso faz mal à voz e causa dores de cabeça, para além de todas as outras coisas que vocês já sabem…
- Não beber Coca-Cola, ou qualquer bebida gaseificada;
- Águinha que é muito bom… e muita! Pelo menos, 1,5 l por dia. Faz bem à voz, à pele, à energia;
- Não comer muito antes de deitar – fazem mal a digestão e provoca problemas de estômago, entre os quais o refluxo que faz com que os ácidos do estômago subam à garganta. E os ácidos arruínam as cordas vocais;
- Não comer saladas;
- Não comer queijo;
- Não comer alimentos à base de azeite e azeitonas – o ácido oleico ataca as cordas vocais;
- Não comer chocolates ou doces antes de ir para cena – o açúcar faz subir a saliva pelo que passam a cuspir para cima dos colegas;
- Não fumar… Palavras para quê? Faz mal a tudo!

Sem comentários: