terça-feira, 22 de abril de 2008

Hoje é Dia da Terra...

Com T muito grande. Não se trata da terra onde nascemos, mas da Terra em que todos vivemos. Maltratada, abusada, violada, é um milagre que ainda não nos tenha posto a todos na rua, o que é o mesmo que dizer, a fluturar no espaço inter-sideral. A verdade é que, apesar de dar já grandes e assustadores sinais de doença gravíssima, a Terra, qual mãe de todos nós, ainda vai arranjando recursos para alimentar e sustentar filhos tão descuidados e ingratos.
Apesar de devermos pensar nisto todos os dias, a data de 22 de Abril apresenta-se como uma oportunidade para dedicarmos mais algum tempo a imaginar formas de nos portarmos com um pouco mais de decência perante o nosso planeta azul (que, qualquer dia, está cinzento!).
Aqui, um espaço de partilha de experiências, têm à disposição da vossa leitura alguns casos exemplificativos do podemos fazer pela nossa Terra. A página não morde, oh vós preguiçosos leitores!, promete a Bruxa. E vale a pena ir até lá...

Hoje, o canal da National Geographic numa emissão especial ao longo de 24 horas, vai passar uma série de documentários sobre os maus tratos que infligimos ao planeta e algumas das iniciativas que podemos tomar para tentar "remendar" alguns desses males.

Uma ou duas coisas que podem começar a fazer pela vossa Terra: cumprir a regra dos 3 R: reduzir, reciclar, reutilizar. Reduzir o lixo produzido (reencham a garrafa de água: é mais barato e não deitam a garrafa fora), separar os resíduos para reciclagem (ai, os ecopontos às cores, esses desconhecidos!) e reutilizar tudo o que for possível (que tal irem recarregar os tinteiros da vossa impressora?).

Um teste que talvez vos deixe admirados: sabem o que é a vossa pegada ecológica? Pois é, vocês têm uma. A vossa pegada ecológica é a vossa "marca" na Terra, o espaço de Terra necessário para produzir o que cada um de vocês consome, em termos de recursos. Têm aqui, em português, uma explicação muito cuidadosa do que é esta "coisa". E viva os agricultores da Confagri! E deixo-vos uma folha de cálculo da vossa pegada ecológica: vão lá fazer o teste e verão que têm uma surpresa!

Uma proposta para o próximo fim-de-semana: no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações em Lisboa, está uma exposição de fotografia do fotógrafo Chris Jordan, intitulada Running the Numbers: an Americam self-portrait. O tema? O consumo excessivo nos EUA. Mas não se sintam virtuosos: em Portugal, salvas as devidas proporções, as imagens seriam muito semelhantes, e os responsáveis somos todos nós, são todos vocês...

Esta fotografia mostra 8 milhões de palitos dos dentes, o número de árvores abatidas todos os meses nos EUA para fazer o papel necessário a todos o catálogos de vendas pelo correio.

E agora, vejam lá se percebem o que é que ele fotografou nestas:

Aqui vão ter uma supresa:

Para saber o que está na base destas fotografias e descobrir o resto da série, vão aqui. Verão que se divertem e que vão ter algumas supresas.

Sem comentários: