sábado, 22 de março de 2008

Um Dia Mundial a seguir a outro...

A Bruxa não dá vazão a tanta comemoração! É verdade que só há 365 (este ano 366! Foi mais um de brinde...) dias no ano para chamar a atenção das pessoas para os problemas que nos afligem. Mas a coisa está difícil! Hoje é o Dia Mundial da Água. E vale a pena saber o que diz a mensagem que foi pensada para este dia. Como a Bruxa anda atarefadíssima e os dedos não dão para mais, desta vez, para poupar tempo e trabalho, foi roubar a informação ao Diário Digital. Isto não se faz, mas, dadas as circunstâncias, a Bruxa pensa que mais vale assim do que não dizer nada. Por isso, cá vai:


ONU lembra que a cada 20 segundos morre uma criança






Num comunicado divulgado por ocasião do Dia Mundial da Água, que hoje se assinala, e que este ano coincide com o Ano Internacional do Saneamento, o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, destacou a importância de adoptar medidas em relação a uma crise «que afecta mais de uma em cada três pessoas no mundo».
Na mensagem, Ban Ki-moon lembrou que em cada ano 1,5 milhões de vidas de crianças perdem-se devido a algo que «perfeitamente se poderia prevenir».
Os «deficientes serviços de saneamento», conjugados com a «falta de água potável e uma higiene inadequada», são, segundo o responsável, factores que contribuem para o «terrível número de mortes a nível mundial».
«Para os que sobrevivem, as oportunidades de terem uma existência saudável e produtiva são diminutas. As crianças, especialmente as raparigas, não podem frequentar a escola, enquanto doenças relacionadas com a falta de higiene impedem os adultos de realizar um trabalho produtivo», lamentou Ban Ki-moon na mensagem.
O secretário-geral da ONU sublinhou também que a comunidade internacional ainda «está muito longe» de reduzir para metade o número de pessoas sem acesso a condições de saneamento básico até 2015, objectivos assumidos através dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, em 2000.
Segundo especialistas da ONU, 2,1 mil milhões de pessoas ainda vão carecer de serviços de saneamento básico em 2015, sendo que, ao ritmo actual, a África subsariana só alcançará esse objectivo em 2076.
Apesar de se terem registado progressos, Ban Ki-moon afirmou que os avanços têm sido dificultados pelo «crescimento demográfico, a pobreza generalizada, o investimento insuficiente e, sobretudo, a falta de vontade política».
«Se a comunidade internacional estiver determinada a agir, pode adoptar muitas medidas», frisou o responsável máximo da ONU, lembrando que, em 2005, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável daquela organização delineou medidas que visavam garantir progressos significativos, responsabilizando, em primeiro lugar, os governos dos países afectados. O apoio internacional para criar um ambiente político propício, à mobilização de recursos financeiros e à transferência de tecnologias para os países que delas necessitam foram outras medidas traçadas pela Comissão.
«Se aceitarmos o desafio, as consequências positivas irão além de uma melhoria do acesso a água potável. Estima-se que cada dólar que se investe em água e saneamento se traduz numa actividade produtiva no valor de sete dólares», disse Ban Ki-moon. «Isto sem contar os benefícios incalculáveis que a redução da pobreza, a melhoria da saúde e a subida do nível de vida representam», acrescentou.


E para pensarem melhor, ficam a saber que este ano, as comemorações portuguesas se desenrolam sobretudo em dois locais: em Évora, com direito a discurso de políticos e em Vila do Conde, onde os Ecoclubes/Portugal estão a organizar uma marcha “azul” a realizar, no dia Mundial da Água, em 22 de Março de 2008, a replicar em todas as localidades cujas escolas pretendam aderir a esta manifestação pela água.


"cada um é gota de água, juntos formamos corrente”


Com este projecto, os Ecoclubes pretendem, para além de sensibilizar a população para o facto de a água ser um bem essencial em risco de acabar, conjugar esta marcha com uma iniciativa semelhante noutros países da Europa (Espanha, Polónia e Alemanha), sensibilizando 100 pessoas a participarem na marcha em favor da água em cada localidade.



Turner, Pôr-do-sol sobre um lago



E, para terminar, que tal irem ver as do ano passado? Procurem aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

muito bom post, realmente faltava alertar para este tipo de situaçoes, que por vezes nos tanto nos esquecemos..obrigado maria joao, foi tocar num ponto muito importante..obrigado mais uma vez ... beijinhos ricardo F

A Bruxa das PAPs disse...

Isso é que é estar em cima do acontecimento!