quinta-feira, 20 de março de 2008

Parabéns a você...

Hoje faz anos a escritora Alice Vieira. Começou a vida a estudar Filologia Germânica, mas rapidamente se dedicou ao jornalismo e trabalhou, por exemplo, no Diário de Notícias e na revista Máxima. Anos mais tarde, mudou outra vez de rumo e começou a escrever livros para jovens. Estreou-se nestas andanças com Rosa, Minha Irmã Rosa, (1979) que, a propósito, celebrou em 2004 vinte e cinco gloriosos anos.


Com a chancela da editorial Caminho escreveu muitos e muitos títulos, para crianças, jovens e adultos. De certeza que já todos – ou quase – os aprendizes leram um dos seus livros. Ora pensem lá bem…
Colaborou ainda em programas de televisão, fez crítica de obras infanto-juvenis para diversas publicações. As suas obras estão traduzidas em várias línguas e foram distinguidas com vários prémios. Além de continuarem a ser campeãs de vendas em Portugal.
Retomando uma costela esquecida de professora, Alice Vieira percorre o país, de escola em escola, em animadas sessões com alunos do ensino básico e secundário.
Nesta altura, alguns de vocês estarão a pensar: mas o que é que isto tem a ver com teatro?


Tem, pois tem… É que, em 1991, a Alice Vieira veio ao teatro cá ao burgo (vão ao dicionário!) e respondeu a um desafio do director de todos nós com… a peça Leandro, Rei de Helíria que vocês tão bem conhecem.





Mais tarde, a peça passou a chamar-se A Adivinha do Rei.

Por isso, força nesses pulmões, coloquem-me lá essas vozes no sítio e vamos cantar os parabéns!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens Alice que não as das maravilhas mas quiça da escrita....
Que faça muitos mais, com saude e sucesso...beijinhos..Ricardo Figueira