domingo, 9 de março de 2008

Chapéus há muitos, seu palerma!

Se houve alguém que marcou o teatro português do século XX, esse alguém foi Vasco Santana. Foi actor de teatro, teatro revista, cinema, e rádio.
Vasco Santana nasceu em Benfica, Lisboa, a 28 de Janeiro de 1898. Era filho do encenador Henrique Santana.
Frequentou a Escola Nacional de Belas-Artes e o Conservatório Nacional e, a partir daqui, a sua carreira ganhou um rumo muito positivo e crescente.
A sua primeira actuação em teatro foi em 1917 com a peça O Beijo, de Arnaldo Leite e Carvalho Barbosa, que subiu à cena no teatro Avenida, em Lisboa.
A partir daqui, Vasco Santana torna-se um grande cómico não só de teatro mas também de cinema. Tornou-se célebre com o filme Canção de Lisboa ao lado de Beatriz Costa e António Silva, em 1933, com quem voltou a contracenar no célebre Pátio das Cantigas de 1942.

Este filme marcou sem dúvida a imagem de Vasco Santana. Tem momentos inolvidáveis como o monólogo com o candeeiro (gravado numa casa no largo da Graça em Lisboa), e os diálogos com António Silva que continham imensos trocadilhos, que deram origem a frases tão célebres como “Ó Evaristo, tens cá disto?”, destacou-se também no filme O Pai Tirano, em 1941, contracenando com Ribeirinho.
Trabalhou muito no teatro S. Luís onde fez parte dos melhores cartazes de peças ali exibidas. Vai ao Brasil em tourneé com as companhias com que trabalhava.
Vasco Santana dedicou-se muito à rádio também, onde criou personagens como, o Zéquinha, da série O Zéquinha e o Lélé, 1947/48.

Marcou muito o público português pela sua autenticidade e singularidade. Não é possível falar de teatro em Portugal sem referir o notável Vasco Santana.
Acaba por nos deixar a 13 de Junho de 1958.


Este texto foi-nos enviado pelo nosso correspondente Ricardo, mas a Bruxa não pode deixar de acrescentar uma nota de saudade pelo espantoso Vasquinho da Anatomia, companheiro de tantas tardes de Domigo, e que dá o título a este post. Vão ver os filmes...

10 comentários:

Anónimo disse...

oh sra. bruxa, parece-me bem que Vasco Santana seja considerado um icone do seculo XX, mas apesar disso acho um pouco impossivel que o primeiro trabalho que o senhor fez tenha sido antes de nascer. portanto nao me parece que o senhor tenha nascido em 1989, mas sim em 1898, parece-me mais correcto.
aiaia fazer trabalhos a altas horas da madrugada nao rende nao.

Cumprimentos infernais do Monsieur

A Bruxa das PAPs disse...

Tem razão, colega. Claro. Não foi a Bruxa que escreveu o texto mas reviu-o e devia ter reparado. Obrigada pelo comentário. E, como verificará, o erro já foi emendado!

Anónimo disse...

será mesmo que me enganei na data??? è possivél, mas este texto nao estava assim tão perfeito senão fosse a nossa bruxinha, obrigado por este trabalho, gostei muito de o pesquisar, é sempre bom saber mais e mais..com a sua ajuda torna se mais gratificante...cumprimentos...

A Bruxa das PAPs disse...

Ainda bem que valeu a pena. Fico muito contente...

Teresa Raquel disse...

Toca o fungágá toca o sol e dó vamos lá nesta marcha ao fulambó! E tenho uma lata aqui de pendurada que é mesmo o retrato da minha namoradaaaa... =P

Beijinhooo

A Bruxa das PAPs disse...

Mas que aprendizes tão cultos que eu tenho...!

EDu Depp disse...

De facto um ícone das artes em Portugal. Viva o vasquinho!!!
Aqui deixo a minha marca no post do meu parente..Ah pois é!! tenho um grau de parentesco com Vasco Santana! :)
Apostem nestes posts, é sempre bom saber mais sobre os actores portugueses!

A Bruxa das PAPs disse...

oh! Edu! Ora olhe lá para este Inferno e veja quantos mais posts sobre actores portugueses já há! E a Bruxa promete que, assim que os prendizes mandarem os que lá têm, vem tudo para aqui.
Já agora... quem é você, senhor(a) parente do Vasco Santana? Diga-me para a Barca de Caronte, OK?

Sofia disse...

Agora que reli é que reparei... Diz que Vasco Santana é filho de Henrique Santana? Não será antes pai? A não ser que haja outro Henrique Santana e que seja portanto progenitor de Vasco S.

Beijinho!

A Bruxa das PAPs disse...

É verdade: Vasco Santana era pai do actor Henrique Santana. Se o avô do Henrique-actor era um Henrique-encenador só a sobrinha-neta do primeiro nos poderá dizer...
Ficamos à espera!