sexta-feira, 14 de março de 2008

Food for Thought...

Ao que parece, estamos a viver a Semana Internacional do Cérebro. Termina no domingo, mas vale tarde do que nunca e cá estamos nós.
A Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN) e o programa Ciência Viva estão preocupados com a saúde cerebral dos portugueses (Coitados, têm muito que trabalhar!) e a Bruxa, preocupada com o dito cujo dos aprendizes e com medo que fiquem fraquinhos vem também dar uma mãozinha para que possam tratar de manter a boa saúde do referido cérebro.
Sabiam que fazer jogos do tipo puzzles, palavras cruzadas e sudoku atrasa a degenerescência do cérebro? E que mudar os gestos de rotina (por exemplo, lavar os dentes com a mão que NÃO costumam usar) também?
Sabiam que a água é FUN-DA-MEN-TAL para o bom funcionamento cerebral? Toca a beber água (e a reunir as tampinhas para ajudar quem precisa).
A Bruxa sabe que a vossa refeição ideal está no McDonald’s mais próximo, mas aqui fica um super mínimo guia de alimentos que fazem bem ao cérebro.
Para uma ingestão de melatonina (atrasa o envelhecimento) – cebola, cereja, banana, cereais (milho, aveia e arroz), plantas aromáticas (hortelã, verbena, salva – fica bem com o pato! – e tomilho) e um copinho de vinho tinto (esta é para os pais!)
Antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras – maças, bananas, laranjas
Circulação – chocolate (quem disse que a Bruxa não é amiga, quem foi?). Este alimento também estimula as funções mentais.
Para uma ingestão de serotonina, responsável por melhorar o humor, diminui a depressão, a compulsão por doces (quem diria!), alivia enxaquecas e melhora a qualidade do sono.
Para “fabricar” serotonina – carnes magras, peixe, leite, iogurte magro, queijos brancos, nozes e leguminosas.
Ácido fólico – vegetais verdes, grãos integrais e levedura de cerveja (são comprimidos, gente!)
Selénio – frutos do mar
E finalmente:
Os ovos, o fígado e a soja contêm colina e lecitina, substâncias que favorecem o funcionamento cerebral em pessoas com tendência para as alterações frequentes de humor.
Bom... e agora, toca a comer!

6 comentários:

Anónimo disse...

Não percebi a relação entre a levedura de cerveja e os comprimidos! Pelo menos eu uso levedura de cerveja em pó para fazer manteiga de sésamo, queijo ralado para pizzas, entre outras receitas maravilhosas.

A Bruxa das PAPs disse...

Ah! Muito bem! Eu tomo levedura em comprimidos... São opções diferentes... Obrigada pelo reparo!

Anónimo disse...

Ah, e eu nem sabia que existia levedura de cerveja em comprimidos!Muito bom, mas não deixe de usufruir do sabor da levedura em receitas de culinaria porque é excelente.

A Bruxa das PAPs disse...

Andamos a aprender imenso uns com os outros. Tem de me explicar como é que se cozinha com levedura. Fiquei curiosa...

Anónimo disse...

Aqui lhe deixo uma receita, prática, boa e de fácil preparação. Os ingredientes são: a levedura de cerveja, azeite, sementes de sésamo, alho e salda picada (opcional). Mexer tudo até ficar com aspecto pastoso, com boa conscistencia para barrar. E está pronta a famosa Manteiga de Sésamo.
Há ainda outras receitas em que a levedura desempenha um papel importante mas outra boa forma de a utilizar, é usando a imaginação acrescentando-a a estufados e afins.

A Bruxa das PAPs disse...

Obrigada, vou experimentar...