Para além do ano solar, os romanos mantiveram o calendário solar paralelo, por causa das actividades associadas às feiras e mercados públicos, normalmente realizados em lua cheia, altura dos camponeses se dirigirem às povoações e cidades. Por definição, o mês lunar começa com o dia da Lua Nova que é designado por Calenda (raiz da palavra Calendário).
Como foram formados os meses do novo Calendário Juliano?

Júlio César decreta que os meses podiam ter um número par de dias (contra a superstição romana que os considerava dias de azar) para absorver os 11 novos dias na duração do ano. Isto leva aos seguintes termos:
- 4 meses de 30 dias
- 7 meses de 31 dias
- e Fevereiro com 28 dias (ou 29 no quarto ano).
Foram também os nomes romanos desta altura que herdámos na designação dos meses.
Quantos dias teve o maior ano da História? Como ficou conhecido?
- 4 meses de 30 dias
- 7 meses de 31 dias
- e Fevereiro com 28 dias (ou 29 no quarto ano).
Foram também os nomes romanos desta altura que herdámos na designação dos meses.
Quantos dias teve o maior ano da História? Como ficou conhecido?
Quando Júlio César assume o poder em Roma (ano 58 a.C.), o desfasamento do calendário com as estações já era de 67 dias, o que levou Júlio César a introduzir 2 meses extra no ano 46 a.C., criando-se pontualmente o maior ano da História da Humanidade com 445 dias, que ficou conhecido por Ano da Confusão. (1)
O que é o Calendário Juliano?
O ano 45 a.C. marca o início do novo calendário solar Juliano, definido por um ciclo de 4 anos que se repete infinitamente:
- 3 anos comuns consecutivos de 365 dias
- e um quarto ano de 366 dias
O deus Jano era o porteiro do céu, que fechava o passado e abria o futuro, olhando ao mesmo tempo nas duas direcções. Representava o início do novo ano e foi a partir do seu nome que os romanos criaram o do primeiro mês: Janeiro.
Contribuição da nossa correspondente Sofia, a quem a Bruxa muito agradece.
(1) É claro que, quando introduzida por Júlio César, a contagem do tempo não podia ter sido feita a partir do ano de nascimento de Jesus, pelo que a designação a.C. foi aposta posteriormente. Então, qual seria a data de referência para o novo calendário? A escolha recaiu num marco importante da história dos romanos: a data da fundação de Roma. Assim, para os romanos e para a história, o calendário Juliano foi implantado no ano 181 a.u.c. ou, ab urbe condita. (N. da Bruxa)
2 comentários:
Este meu tio, sinceramente! Avé
Caesar
Despachado, o tio, não acha?
Enviar um comentário