quarta-feira, 19 de março de 2008

Festa dos Pais...

Hoje é dia do Pai. Esta festa foi criada no início do século XX, como forma de complementar a celebração das mães, muito mais antiga. A ideia é comemorar a paternidade, o respeito devido à família e o reconhecimento do papel de uma paternidade responsável e carinhosa.



Não se celebra na mesma data em todos os países. Em Portugal, como em vários países católicos, escolheu-se o dia de S. José, pai terreno de Jesus: 19 de Março. Hoje. Na Roménia, por exemplo, comemora-se no dia 5 de Maio, na Rússia, no dia 23 de Fevereiro e no Brasil, no segundo domingo de Agosto. (Há mais alguma nacionalidade na escola ali para os lados da Amoreira? A Bruxa não sabe...)
Por isso, gente, 'bora lá fazer uma simpatia aos vossos respectivos pais...

Na antiga Babilónia, há mais de 4 mil anos existiu um jovem chamado Elmesu Moldou que esculpiu em argila o primeiro cartão de Dia do Pai. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Mas a festa não pegou, apesar de, ao longo da História existirem alguns rituais de homenagem à paternidade.

Aparente- mente, quem teve a ideia de prestar uma homenagem ao Pai tal como a conhecemos hoje, foi uma senhora norte-americana, Grace Golden Clayton, que terá sugerido ao pastor da sua paróquia que celebrasse um serviço em memória dos pais que haviam morrido na explosão de uma mina. Foram 361 homens, muitos deles pais e imigrantes recentes, vindos de Itália. Esse serviço teve lugar no dia 5 de Julho de 1908, na Williams Memorial Methodist Episcopal Church South.
No ano seguinte, outra mulher, Sonora Smart Dodd, achou também que seria importante para toda a gente reconhecer o papel e a importância do pai e de outras figuras parentais – tios, avós – na sua vida. Era filha de um veterano da Guerra Civil, William Smart, que enviuvara quando do nascimento do seu sexto filho. Sozinho com as seis crianças numa quinta no estado de Washington, tratou delas e criou-as. Foi só quando já era adulta que ela percebeu a força e generosidade de que pai precisara para os educar a todos naquelas condições.

O primeiro Dia do Pai foi então celebrado em 1908, nos Estados Unidos. Desde essa altura, a festa espalhou-se e é hoje celebrada em quase toda a parte, se bem que, como a Bruxa já disse, em datas variadas.
O Dia do Pai até tem página em português...

3 comentários:

VR disse...

O URSO
de Anton Tchecov

De 22 Março a 5 de Abril
Na sociedade de Alcoitão as 21:30h


todos os dias exepto á segunda-feira

Elenco :
Catarina capello
Miguel Matias
Bernardo Almeida Santos

Bilhete:2.50 euros

Anónimo disse...

Apesar de achar estes dias puramente materialistas, é sempre chegar a casa agarrar o pápá escrever-lhe um cartão e dizer-lhe que o adoro mais que tudo...


ahhh e a frase mais banalizada do mundo... és o pai melhor do mundo!
mas para mim é mesmo, portanto nao digo nenhuma mentira...

Beijinhos

A Bruxa das PAPs disse...

E vivam as filhas babadas dos papás deste mundo!