terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Para escreverem sem erros...

Cheia de confiança nas vossas capacidades linguísticas, a Bruxa vem - tal como prometido - dar-vos a lista dos prontuários existentes no mercado português. Como foi explicado, a função de uma obra deste género é ajudar-vos a escrever sem erros. E nisso a Bruxa é a-bso-lu-ta-men-te implacável. Venham-me com erros e eu conto-lhes uma aventura. Aos quadradinhos...
Cá vão então os primeiros:


BERGSTRÖM, Magnus e REIS, Neves, Prontuário Ortográfico e Guia da da Língua Portuguesa, Lisboa, Editorial Notícias, [datas várias, tem sido reeditado sucessivamente]
PINTO, José Manuel de Castro, Novo Prontuário Ortográfico, Lisboa, Plátano Editora, 2005. 6ª edição revista.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ai, e que falta me vai fazer este novo companheiro nas aulas da amiga Bruxa! Com o caldeirão sempre ao lume receio os erros a cada “virar” de linha!

Quero dizer-lhe que estou ternamente agradecida pelo blogue (que significa muito) e… por tudo!

Será possível haver coisas boas no inferno?
Desejo uma boa caminhada no inferno para todos nós.
Eu acho que sim, que hão-de haver coisas boas no inferno...
Eu já estou a preparar a mochila e não me vou esquecer de lá guardar a esperança!

A Bruxa das PAPs disse...

Amiga 7, é claro que podem existir coisas boas no inferno! Espere e verá! Mas devo dizer-lhe uma coisa, recorrendo a uma citação do pai do director de uma das companhias de teatro da capital:
o verbo "haver" emprega-se como IMPESSOAL, isto é, sem sujeito, quando significa «existir», ou quando indica o tempo decorrido. Nestes casos, em qualquer tempo, conjuga-se tão sómente na terceira pessoa do singular:
"há-de haver coisas no inferno..."
Muito obrigada pelo apoio e a Bruxa espera sinceramente corresponder às expectativas.
Um grande beijinho (ao som do CD que me aconselhou...)