sexta-feira, 13 de junho de 2008

Sexta-feira, dia 13

Os ingleses, que têm palavras para tudo, têm uma palavra para o medo fóbico do número 13 ou de datas como a de hoje: dia 13, sexta-feira. A palavra é triskaidekaphobia e pode ser que exista em português, mas a Bruxa não encontrou a solução, apesar dos vários catarpácios consultados. Por isso, ela aqui fica no original. Se alguém encontrar a tradução, a Bruxa agradece a ajuda… Triskaidekaphobia, que vem do grego treiskaideka, treze (treis, três + kai, e + deka, dez) + phobos, fobia (medo).
"Treze pessoas, determinadas a eliminar a triskaidekaphobia, reuniram-se hoje para ajudar os americanos que sofrem desta perturbação, arrendando 13 pés quadrados de terreno em Brooklin, por 13 cêntimos… por mês." -- Daily Telegraph, 14 de Janeiro, 1967
Desastres passados ligados ao número 13 dificilmente ajudam os triskaidekaphobics a ultrapassar o seu medo. O mais famoso foi o da missão Apolo 13, que descolou no dia 11 de Abril de 1970 (a soma de 4+11+70=85 e 8+5=13), do Pad 39 (13X3) às 13h13m hora local e que explodiu no dia 13 de Abril.

“É apenas pouca sorte que o dia 13 caia tantas vezes a uma sexta-feira”, Electronic Telegraph, 8 de Setembro de 1996.
Nos países cristãos, o número 13 era considerado azarado porque na Última Ceia estiveram presentes 13 pessoas. As sextas-feiras também são um mau dia porque a Crucificação aconteceu numa sexta-feira. Daí que sextas-feiras, dias 13 sejam consideradas dias particularmente difíceis. Alguns famosos sofredores desta fobia:
Napoleão

Herbert Hoover
Mark Twain
Richard Wagner
Franklin Roosevelt

2 comentários:

Simão Miranda disse...

Se formos fazer as contas, provavelmente o dia 13 calha tantas vezes a uma sexta-feira como calha a uma quinta.

A Bruxa das PAPs disse...

Profunda, essa, oh, pop'artista!
Beijinhos